Voluntários iniciam ação de plantio de mudas para reflorestar área atingida por queimadas em Botucatu
23/01/2025
Cerca de 135 pessoas participam da iniciativa. Na primeira etapa do projeto, é previsto o plantio de 1,6 mil mudas. Começa hoje uma ação de plantio de mudas para reflorestar área prejudicada em Botucatu
Uma ação de plantio de mudas começou nesta quinta-feira (23) na Fazenda Edgárdia, da Unesp de Botucatu (SP), para reflorestar uma área de preservação ambiental que foi devastada pelas queimadas em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Cerca de 135 voluntários participam da iniciativa, que prevê o plantio de 1.600 mudas durante a primeira etapa do projeto.
A Fazenda Edgárdia, que possui cerca 1,2 mil hectares e é uma das principais áreas de preservação ambiental da Cuesta Paulista, foi impactada por incêndios que destruíram mais de 300 hectares de vegetação no ano passado, causando danos irreparáveis à fauna e à flora.
Cerca de 10 mil mudas foram doadas para o projeto de reflorestamento, que será realizado em etapas. Nesta fase inicial, os voluntários, que incluem moradores da região e representantes de empresas parceiras, estão plantando espécies nativas para recuperar parte da biodiversidade perdida.
Segundo a Professora Renata Cristina Batista Fonseca, engenheira florestal da Unesp e coordenadora da ação, a primeira etapa do plantio está sendo realizada na área onde o incêndio começou. Ela comenta que a população foi essencial para tornar essa restauração possível, junto de empresas e organizações não governamentais.
Símbolo de recuperação
A área afetada, que até o ano passado também era usada como ponto de descarte irregular de lixo, será transformada em um símbolo de recuperação e conscientização ambiental.
A expectativa é que o trabalho conjunto contribua não só para a restauração do ecossistema local, mas também para a sensibilização sobre a importância de preservar as áreas de proteção permanentes e evitar tragédias ambientais futuras.
Voluntários ajudam no plantio de mudas na Floresta da Unesp, em Botucatu
TV TEM / Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região