VÍDEO: professoras transformam cadeira de rodas em trenó para incluir aluno em apresentação de Natal no interior de SP
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Professoras transformam cadeira de rodas em trenó para incluir aluno em apresentação de Na
Um gesto simples, mas cheio de significado, transformou a apresentação de Natal da EMEI Profª Therezinha de Jesus Alguz, em Itapetininga, no interior de São Paulo. Para garantir a participação de um aluno cadeirante, professoras da unidade adaptaram a cadeira de rodas do menino e a transformaram em um trenó, colocando a criança como protagonista da encenação.
O aluno é Euclides Silva Moraes, de quatro anos. Vestido de Papai Noel, ele entrou sorridente na apresentação, comandando o momento que marcou a primeira participação dele em uma atividade do tipo na escola.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a professora Valéria Chiovitti, que atua há 13 anos na rede municipal, a ideia surgiu após perceber que o aluno costumava ficar de fora das apresentações escolares.
“Nesta, a gente quis que ele fosse o principal, o Papai Noel”, contou.
Euclides e a família na apresentação de Natal da escola em Itapetininga
Carla Monteiro/g1
Valéria explica que a adaptação foi feita com a estagiária e a cuidadora do aluno, Alexandra Félix. O trenó foi confeccionado com papelão e materiais simples. O processo levou cerca de um mês e meio, incluindo o tempo de secagem da tinta, e aproximadamente meia hora para adaptar a estrutura à cadeira de rodas.
“Desde os ensaios ele já estava muito feliz, porque sabia que ia comandar a apresentação toda. É a inclusão na prática”, afirmou a professora.
A cuidadora Alexandra destaca que o aluno não havia participado de nenhuma apresentação anterior, o que também influenciou na decisão.
“Ele não participou das apresentações anteriores. Quando surgiu a música do Papai Noel, pensamos juntas nessa ideia. Foi só alegria ver a alegria dele”, disse.
A emoção também tomou conta da família. Para a mãe, Claudirene Sampaio Silva Moraes, ver o filho como protagonista foi um momento inesquecível.
“É a primeira vez que ele está entrando na escola. Para mim é uma honra. Ele é um presente de Deus”, afirmou.
O pai, Jeferson Donizete de Moraes, destacou a importância da inclusão e da dedicação das educadoras.
“A inclusão é muito importante, não só para a gente, mas para outras famílias que têm um filho especial. É uma emoção muito grande”, disse.
O pequeno Euclides foi o Papai Noel na apresentação de final de ano da escola em Itapetininga
Arquivo Pessoal
Momento marcou a primeira participação dele em uma atividade do tipo na escola
Carla Monteiro/g1
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM