VÍDEO: onça-parda é flagrada por moradores em Itapeva
16/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, animal visto na manhã desta sexta-feira (16), no Jardim Beija-Flor, pode ser o mesmo que já foi registrado em um sítio próximo ao bairro Sambra. Onça-parda é flagrada por moradores em Itapeva
Uma onça-parda foi flagrada por moradores na manhã desta sexta-feira (16), no Jardim Beija-Flor, em Itapeva (SP). Assista ao vídeo.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, equipes da prefeitura estiveram no local para orientar os moradores sobre os cuidados quando avistarem o animal.
O caso foi repassado para a Polícia Ambiental, a quem caberá fazer o resgate do animal, e para demais providências por outros órgãos. O animal ainda não foi capturado.
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, a onça-parda vista no Jardim Beija-Flor pode ser a mesma flagrada por uma câmera de segurança na madrugada da última sexta-feira (9), em um sítio próximo ao bairro Sambra.
Orientações
A Polícia Ambiental de Itapeva afirmou ao g1 que está acompanhando o caso do aparecimento da onça-parda na região e já informou aos moradores os cuidados indispensáveis para eles se manterem seguros. Veja abaixo as recomendações.
manter animais domésticos e domesticados recolhidos no período noturno;
manter as portas e janelas das casas, principalmente da zona rural trancadas;
qualquer movimentação de felinos, acionar a Polícia Ambiental.
Além disso, a Polícia Ambiental lembra que o felino só atacará o ser humano se ela se sentir acuada e reforça que qualquer situação que possa colocar a integridade física dos moradores em risco deve ser informada imediatamente à Polícia Ambiental e/ou ao Corpo de Bombeiros.
Onça parda foi flagrada por uma câmera de segurança, em um sítio próximo ao bairro Sambra, em Itapeva (SP)
Reprodução/Giro Itapeva
🐆Características da onça-parda
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade descreve a onça-parda (Puma concolor) como o segundo maior felino do Brasil. Entretanto, ela está filogeneticamente e evolutivamente mais relacionada a uma espécie de pequeno felino, o jaguarundi (Puma yagouaroundi).
Quando adultos, o comprimento total varia de 1,5 e 2,75 metros, e o peso, de 22 a 70 kg. Além disso, a onça-parda, diferentemente dos grandes felinos, como a onça, não esturra, nem urra. Sua vocalização é similar a um miado.
Moradores registram uma onça-parda em Itapeva (SP)
Reprodução/Giro Itapeva
Outra característica marcante do animal é a agilidade, em que as patas posteriores, proporcionalmente as maiores entre os felinos, permitem ao animal realizar grandes saltos, tanto em distância quanto em altura. Sendo, também, um animal solitário.
No Brasil, a dieta é composta quase que exclusivamente de animais de pequeno a médio porte, no que pode competir com a onça-pintada.
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: gato de academia dá 'voadora' em cachorro para salvar gata de ataque
VÍDEO: gato de academia dá 'voadora' em cachorro para salvar gata de ataque no interior de SP
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM