Ventania de até 97 km/h causa interdições, quedas de árvores e destelhamentos na Baixada Santista
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Ventania causa estragos em cidades da Baixada Santista, SP
As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foram atingidas por uma forte ventania nesta quarta-feira (10), que provocou diversos transtornos. Segundo a Defesa Civil do Estado, as rajadas chegaram a 91,1 km/h em Bertioga e 83,3 km/h em Santos. A Prefeitura de Mongaguá informou que os ventos chegaram a 97,1 km/h, o maior índice da região.
O órgão já havia emitido alerta para condições de tempo severo entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), em razão da formação de um ciclone extratropical no Sul do país.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em Santos, a Prefeitura informou que a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) atua com quatro frentes de trabalho para remover árvores e galhos derrubados pela ventania. As ações devem seguir até o fim da noite.
Uma árvore caiu sobre um carro em Santos, SP
Reprodução
No bairro Macuco, parte do telhado e um muro da Igreja Quadrangular caíram, interditando a via. Equipes da Defesa Civil, CET e Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref) foram acionadas, além da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), devido ao risco de a fachada atingir um transformador.
Na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, as casinhas infláveis da Vila de Natal foram desinfladas por segurança, após a queda de árvores decorativas. A prefeitura isolou pontos e estruturas com risco de desabamento.
O Poupatempo de Santos também foi afetado e está sem energia elétrica. No momento, a unidade realiza apenas a entrega de documentos já emitidos. Usuários com agendamento para esta quarta-feira estão sendo comunicados para remarcar o atendimento. Os serviços digitais seguem disponíveis normalmente pelo site, aplicativo e WhatsApp.
Parte de uma igreja no Macuco, em Santos, cedeu.
Matheus Croce/TV Tribuna
Bertioga
A Defesa Civil informou que houve registro de queda de árvore no bairro Boraceia. Equipes da prefeitura seguem acompanhando possíveis ocorrências relacionadas aos ventos.
Guarujá
Segundo a Defesa Civil, até o momento não houve registros de ocorrências. A prefeitura informou que a velocidade dos ventos chegou a 78 km/h.
Peruíbe
A prefeitura relatou três ocorrências de risco de queda e queda de árvores, atendidas pela Defesa Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM). Equipes continuam em vistoria e monitoramento. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou a GCM pelo 153.
Mongaguá
Segundo a prefeitura ventos chegaram a 97,14 km/h às 10h20, provocando diversas ocorrências. Foram registradas dez quedas de árvores em bairros como Agenor de Campos, Flórida Mirim, Barigui, Itaóca, Jardim Praia Grande, Jussara, Vila Atlântica e Vera Cruz. Também houve:
Destelhamento do prédio do CIF e da quadra da E.M. Dr. Luiz Pereira Barreto;
Queda de refletores na Creche Oceanópolis;
Queda de cobertura de policarbonato na Creche Atlântica;
Tombamento de poste na Estrada do Poço das Antas.
A prefeitura orientou que moradores evitem permanecer próximos a árvores, placas ou estruturas com risco de queda, além de não estacionar veículos embaixo de árvores e redobrar a atenção ao circular pelas ruas. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.
Queda de árvore bloqueia Anchieta
Uma árvore caiu na Rodovia Anchieta, sentido litoral, às 12h05 desta quarta-feira (10).
Redes sociais
De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), uma árvore caiu no km 49 da via Anchieta, sentido litoral, por volta das 12h05 desta quarta-feira (10).
A pista ficou totalmente bloqueada e só foi liberada às 13h. O tráfego segue congestionado entre os km 34 e 49 da Anchieta e na Interligação Planalto, sentido Anchieta, do km 8 ao km 1.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos