Trotes ao Samu diminuem no 1° trimestre em Santos, SP, mas percentual ainda é alto
05/05/2025
(Foto: Reprodução) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos, no litoral de São Paulo, recebe cerca de 18 ligações falsas por dia. Prefeitura de Santos explica que ligações falsas comprometem o tempo de resposta a quem realmente precisa. Cerca de 80% dos chamados ao SAMU em Santos são desnecessários
Francisco Arrais\Prefeitura de Santos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos, no litoral de São Paulo, teve uma queda no número de trotes nos três primeiros meses do ano. Porém, o serviço ainda recebe cerca de 18 ligações falsas por dia. O índice, apesar de apresentar uma queda, ainda preocupa a administração municipal já que cerca de 7% das ligações são trotes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Prefeitura de Santos, em janeiro 10,2% dos chamados recebidos pela Central Telefônica do Samu foram identificados como trotes. Já em fevereiro, dos 6.230 atendimentos telefônicos, 570 eram trotes, ou seja, 8,47% do total. Em março, foram 6.523 chamados atendidos, sendo 546 falsos, correspondendo a 7,51%.
Apesar da queda, os números preocupam as autoridades, que afirmam que o índice da região ainda é considerado alto. A prefeitura explica que ligações falsas comprometem o tempo de resposta a quem realmente precisa.
O secretário de Saúde, Fábio Lopez, alertou para a gravidade da situação. “É um desperdício de recursos e uma situação perigosa. A cada trote atendido, há uma chance de que alguém com uma emergência real aguarde por mais tempo”, explicou ele, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Samu de Santos
A Central de Atendimento do Samu de Santos, abrange as ocorrências de Bertioga e Guarujá, o que representa um desafio constante para a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Quando o munícipe liga para o 192, é atendido por um técnico auxiliar que coleta informações básicas. Em seguida, a ligação é transferida para um médico regulador, que verifica a veracidade do chamado e define a classificação da urgência.
São estabelecidos cinco códigos de prioridade: vermelho, para ambulâncias em até 15 minutos, laranja, até 30 minutos, amarelo, até 60 minutos, verde, até 120 minutos, e azul, acima de quatro horas.
De acordo com o coordenador do Samu de Santos, Marcelo Ismail, o trabalho de triagem do núcleo está diminuindo as ocorrências falsas. “Acreditamos que o trabalho do NEP está contribuindo para a queda de trotes realizados por crianças, mas ainda registramos trotes vindos de pessoas carentes de atenção no período da madrugada”, afirmou ele, segundo nota divulgada pela prefeitura.
Trote é crime
A ação é crime previsto no Código Penal e pode acarretar, aos adultos, de um a seis meses de detenção. Já para os menores de idade, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera uma infração com possibilidade de internação em uma instituição adequada.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos