Tartaruga de 46 kg ameaçada de extinção é resgatada no litoral de SP; VÍDEO
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Animal foi encontrado em estado debilitado e enroscado em materiais de pesca em Ilha Comprida (SP). Tartaruga de 46kg e ameaçada de extinção é resgatada no litoral de SP
Reprodução
Uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) de 46 quilos foi resgatada em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, a espécie é considerada ameaçada de extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ação foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Cananéia por volta das 15h15 de quarta-feira (14), na praia do Boqueirão Sul. De acordo com o órgão, o animal estava muito debilitado e enroscado em redes e materiais de pesca, que foram retirados por moradores.
Segundo o instituto, a tartaruga considerada em idade jovem pelos especialistas foi encaminhada para cuidados veterinários e recebe tratamento adequado para os ferimentos, além de uma dieta especial para sua recuperação.
O órgão pontuou que ainda não há perspectiva para quanto tempo o animal ficará em reabilitação.
Tartaruga de 46 kg e ameaçada de extinção é resgatada no litoral de SP
Ameaçada de extinção
A tartaruga-oliva está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e também integra a Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com o Projeto Tamar, todas as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil enfrentam algum grau de ameaça, sendo constantemente impactadas por atividades humanas, como a pesca predatória e o descarte irregular de resíduos no oceano.
Desde 1980, o projeto atua na proteção, pesquisa e conservação das tartarugas marinhas em território nacional, promovendo ações de resgate, monitoramento e educação ambiental para tentar reverter o risco de desaparecimento dessas espécies.
Tartaruga-oliva registrada em El Salvador
Nestor Herrera / iNaturalist
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos