Produtores de uva aproveitam parte da colheita para fazer suco
18/05/2025
(Foto: Reprodução) Em meio aos parreirais de Jundiaí (SP), produtores e estudantes mantêm viva a tradição da uva, transformando excedentes em vinhos, sucos e espumantes que geram renda e evitam o desperdício. Produtores de uva aproveitam parte da colheita para fazer suco
TV TEM
Sobre os parreirais e com os aromas das uvas, uma família de Jundiaí (SP) garante o sustento de geração a geração, com uma produção de 15 mil videiras e com uma colheita de 100 toneladas por ano, tendo picos de maior vendas na chegada do natal.
Guilherme Lorençon que mantém a tradição da família, explica que através de estratégias de organização da lavoura consegue fazer com que os parreirais produzam duas safras anuais, e, além dos saborosos vinhos, a produção também atende o mercado de suco de uva, destacando como uma alternativa rentável.
“Hoje, já são 1,8 mil litros por safra, utilizando cerca de cinco toneladas de uvas, com foco na Niágara e Isabel”, destaca Guilherme. Os espumantes também são um dos produtos que a safra vem garantindo a produção de espumantes, que assim como o suco vem se consolidando no mercado.
Um outro produtor que também vem conquistando o mercado é Almir Michelin, com oito mil pés de uvas Niágara, ele transformou parte da produção em suco natural, sendo livre de conservantes. Segundo Amir, 800 litros são fabricados, aproveitando cachos que seriam descartados, agregando valor e garantindo a renda rural.
Além desses processos que Guilherme e Amir fazem, em Jundiaí (SP), alunos do Centro de Enologia da Escola Técnica, aproveitam uvas rejeitadas pelo mercado e transformam em suco, vinho e espumante. Esse processo, que inclui cozimento, separação e pasteurização, resulta em até 20 mil litros por safra.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Produtores de uva aproveitam parte da colheita para fazer suco
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo