Polícia convoca família e aguarda laudos para esclarecer morte de mulher achada morta em matagal
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Raquel Pinheiro Aranda, de 49 anos, foi encontrada morta em um terreno, no bairro Jardim Santa Isabel, em Peruíbe (SP), três dias após desaparecer. Mulher desaparecida é encontrada morta em área de mata no litoral de SP
A Polícia Civil investiga a morte de Raquel Pinheiro Aranda, de 49 anos, que ficou desaparecida por três dias e foi encontrada morta em uma área de mata em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O delegado responsável pelo caso, Vanderlei Aparecido Cavalcante, convocou a família e solicitou exames periciais que devem ser decisivos para esclarecer as circunstâncias e a causa da morte.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A mulher foi encontrada em um terreno localizado no bairro Santa Isabel, na manhã de domingo (6). Um homem que estava a caminho do trabalho avistou o corpo e chamou a Polícia Militar, que compareceu ao local e percebeu que a vítima estava morta.
O delegado explicou que, além de ter instaurado um inquérito policial , solicitou exames periciais aos Instituto de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) foram requisitados. "Estamos aguardando os laudos periciais definitivos para concluir qual foi a causa da morte".
Segundo Vanderlei, uma ordem de serviço foi encaminhada ao Setor de Investigação com o objetivo de identificar testemunhas, filmagens do trajeto percorrido pela vítima e demais elementos de prova para esclarecer as circunstâncias e dinâmica do fato.
"Notificamos e intimamos parentes da vítima para prestarem declarações", acrescentou o delegado.
Sobre o desaparecimento
O g1 obteve acesso ao Boletim de Ocorrência de desaparecimento de Raquel, registrado um dia antes do corpo dela ser encontrado. Nele, a mãe da vítima relatou que a mulher saiu de casa, por volta das 10h de 3 de julho, sem dizer para onde iria e sem o celular.
Raquel morreu menos de cinco horas antes de ser encontrada, de acordo com o apurado pelo g1. Estas informações foram repassadas por um perito aos policiais militares no local da ocorrência. O profissional também considerou que o corpo da mulher não apresentava sinais de decomposição.
A equipe de reportagem apurou que o corpo de Raquel não apresentava odor e nem sinais de decomposição. A vítima também não tinha indícios de violência física ou abuso sexual. Nenhum objeto foi encontrado no local.
Questionada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não respondeu sobre as informações periciais, mas confirmou que o caso foi registrado como morte suspeita e que a Polícia Civil realiza diligências para esclarecimento dos fatos.
Entenda o caso
Raquel Pinheiro Aranda foi encontrada sem vida em um terreno de Peruíbe, SP
Redes sociais
A PM acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atestou a morte de Raquel. Moradores que estiveram no local informaram à PM que a mulher havia desaparecido dias atrás.
O filho de Raquel havia registrado, nas redes sociais, que ela havia desaparecido na quinta-feira (3), por volta das 10h. Na postagem, ele chegou pedir ajuda para encontrá-la.
A Prefeitura de Peruíbe informou que acompanha a apuração dos órgãos competentes e se solidariza com os familiares e amigos da vítima.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos