Nova CNH: jovem do interior de SP é o primeiro do país a realizar o exame teórico
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Richard é o primeiro aprovado do país
Divulgação/Detran
A primeira pessoa a fazer o exame e ser aprovada no novo modelo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país é um morador de Tatuí (SP), segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Richard de Campos Silvério tem 18 anos e estava no processo de conseguir o documento desde março, a partir do modelo convencional. Durante a trajetória, ele precisou interromper o curso por incompatibilidade na rotina.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ao g1, Richard diz que ficou muito surpreso ao receber a notícia. Agora, com a agilidade do processo, ele espera demorar menos para se locomover para o trabalho ainda no começo de 2026.
"Isso com certeza vai auxiliar milhares de brasileiros além de mim. Na minha opinião, foi um processo bem rápido e intuitivo. Espero que isso me traga boas notícias para o ano que vem, pois vai me trazer muito mais liberdade", celebra.
Com o novo modelo, cujas regras foram assinadas e lançadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 9 de dezembro, o processo chega a ser 80% mais barato em comparação ao formato anterior. Agora, Richard concluiu o curso teórico em poucas horas e agendou o exame no mesmo dia.
O Detran ajustou seus sistemas e viabilizou a aplicação do exame teórico conforme o novo curso on-line.
Renovação grátis da CNH: veja quem terá direito ao novo benefício
Segundo estimativas do governo, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente. O principal motivo é o custo elevado, que pode chegar a R$ 5 mil em alguns municípios, aliado à burocracia para concluir todas as etapas do processo.
A proposta prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e possibilidade de acompanhamento por instrutores autônomos (veja mais abaixo).
O governo afirma que, ao facilitar o acesso à formação, a medida deve ampliar a segurança no trânsito. O processo é inspirado em modelos adotados em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão e Argentina.
No começo de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a proposta por unanimidade. As mudanças passam a valer assim que forem publicadas no Diário Oficial da União, ainda nesta terça-feira (9).
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: ex-vereador de Conchas morre e dois ficam feridos durante briga familiar por propriedade rural
Uma pessoa morre e duas são socorridas em estado grave após acidente em rodovia no interior de SP
Mudanças da nova CNH
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Divulgação/Detran-AM
Veja as principais mudanças previstas no projeto do governo:
Aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;
O conteúdo teórico estará disponível no aplicativo do governo, de graça, e não será mais exigida carga horária mínima;
O aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
As aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);
As provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
Quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
Não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano.
Além disso, está a gratuidade para emitir a CNH, mas o benefício é válido apenas para quem optar apenas pela versão digital do documento. Com a mudança, a versão física passa a ser opcional, e o valor de emissão do documento permanece inalterado.
Os demais custos continuam existindo, embora alguns fiquem menores. A medida provisória prevê redução de 40% no valor dos exames médico e psicológico, limitados a R$ 180.
As provas teórica e prática também seguem sendo cobradas e, assim como a emissão da CNH física, têm preços que variam conforme o estado.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM