Justiça mantém prisão de dupla suspeita de fornecer bloqueadores de sinais para facções do RJ
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Dupla presa suspeita de vender bloqueadores para facções tem prisão preventiva decretada
A Justiça manteve a prisão da dupla suspeita de fornecer bloqueadores de sinal de celulares e drones para facções cariocas. Os dois homens, de 53 e 29 anos, foram presos em flagrante um condomínio de luxo, em Votorantim (SP), na sexta-feira (12).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, a prisão foi convertida em preventiva. Os itens, chamados de jammers, eram vendidos para facções criminosas como Comando Vermelho, que domina o Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
Prints obtidos na investigação mostram a interação com clientes que pedem a entrega na região da Penha, na Zona Norte do Rio.
Weslley Almeida, delegado da Deic de Sorocaba, explicou que os jammers eram vendidos para facções criminosas em pontos dominados pelo tráfico de drogas.
"Esses equipamentos bloqueavam o sinal dos drones das equipes policiais, o que acabava atrapalhando o trabalho investigativo da polícia do Rio de Janeiro e das demais polícias. Esses produtos, possivelmente de origem da Ucrânia e, depois, com a expertise técnica, eles (criminosos) implementavam os equipamentos e depois distribuíam e comercializavam ao redor do Brasil", disse.
Delegaco Weslley Almeida, da Deic de Sorocaba (SP)
TV TEM/Reprodução
A ação integrada de delegacias da Baixada Fluminense, do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba (SP), que teve apoio técnico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), localizou diversos equipamentos prontos para a comercialização e alguns em fase de montagem no endereço.
Entre os itens apreendidos estavam maletas, módulos de potência, antenas para bloqueio de sinais, além de estruturas e peças utilizadas na produção desses dispositivos.
Em nota, a Anatel explicou que o bloqueador de sinais de radiocomunicações tem uso restrito a alguns órgãos e entidades da Administração Pública como as Forças Armadas, a Presidência da República e órgãos de segurança pública, portanto o uso dos jammers por pessoa física ou jurídica pode resultar em penalidades de natureza civil e penal.
"A representação da Anatel em São Paulo também teve conhecimento sobre ocorrências similares e encaminhou o caso ao GAECO do Ministério Público do Estado de São Paulo, que instaurou procedimento investigatório", também diz a nota.
Bloqueadores de sinal vendidos para facções no RJ foram apreendidos em endereço da região de Sorocaba (SP)
Polícia Civil/Divulgação
LEITA TAMBÉM
Dermatite atópica pode piorar com estresse, clima seco e produtos químicos; entenda
Família de Sorocaba organiza caminhada solidária para custear medicamento de menino com doença rara
O principal suspeito da investigação e outro homem estavam com quatro aparelhos anti-drones no momento da prisão, além de bloqueadores de GPS para caminhões de transporte de mercadorias. A TV TEM também apurou que estes foram os primeiros bloqueadores de sinal apreendidos no país.
Dupla suspeita de enviar bloqueadores de sinal de celular e derones para facções no RJ foi presa em Votorantim (SP)
Polícia Civil/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
o