Incêndio em depósito de lixo espalha fumaça por Presidente Prudente, alerta da Defesa Civil
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio em depósito de lixo causa fumaça tóxica em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Defesa Civil
Um incêndio foi registrado em um depósito de lixo e entulho. O fogo começou na madrugada de domingo (12) e continuava na manhã de segunda-feira (13), no Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP).
Segundo a Defesa Civil, mesmo com as chuvas registradas desde domingo (12), a fumaça densa se espalhou pela cidade. Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil e maquinário da Secretaria de Agricultura atuaram na ocorrência.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Inicialmente, a Defesa Civil informou que a fumaça era tóxica. Na tarde desta segunda-feira, corrigiu a informação e esclareceu que, devido ao grande acumulo de material de descarte e possível geração de vapor d’água, foi constatado um incêndio “subterrâneo”, que não é considerado prejudicial à saúde da população.
No caso, conforme a Defesa Civil, seria a queima de material por baixo da camada externa de resíduos, local onde não é possível combate somente com água, motivo pelo qual existe um grande volume de fumaça se espalhando pela cidade desde o dia anterior.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outras Secretarias municipais estão estudando formas para realizar o combate efetivo e seguro desse incêndio.
"Informamos também que o descarte realizado na área possivelmente é irregular e todas as providências possíveis e necessárias para penalizar os responsáveis estão sendo tomadas", reforçou a Defesa Civil em nota.
Ainda não há informações sobre como as chamas começaram. Equipes da Defesa Civil atuam no local desde domingo, realizando o trabalho para conter as chamas. Caso deve ser investigado.
Investigação dos órgãos responsáveis
A Companhia Ambiental do Estado de SP (Cetesb) informou, por telefone, que receberam reclamação da situação e estão programando uma vistoria no local em breve. Após equipes retornarem do local, eles passarão mais detalhes.
Já a prefeitura informou o incêndio começou na sexta-feira (10), mas havia sido controlado até que voltou novamente no domingo e a chuva que atingiu o município ajudou a conter as chamas, porém o local ainda apresenta fumaça, pois o fogo atingiu a parte inferior da área com entulhos.
Além disso, a prefeitura reforçou que provocar queimadas é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, sujeita a multa e detenção. Moradores podem denunciar pelo 156 da Prefeitura ou diretamente na Polícia Militar Ambiental pelo 190.
Cancelamento de aulas
O local onde houve a queima de lixo subterrânea fica ao lado da unidade de Serviço Social da Indústria (SESI) de Presidente Prudente. Diante da situação, os serviços foram afetados e houve o cancelamento de aulas nesta terça-feira (14).
A suspensão das atividades é uma medida preventiva e temporária, visando à segurança de todos, segundo o Sesi. “Assim que a Defesa Civil realizar a avaliação amanhã, encaminharemos um novo comunicado”, informou.
Incêndio em depósito de lixo causa fumaça tóxica em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Defesa Civil
Incêndio em depósito de lixo causa fumaça tóxica em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Defesa Civil
Incêndio em depósito de lixo causa fumaça tóxica em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Defesa Civil
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM