Idosa de 73 anos é feita refém por horas e agredida dentro da própria casa no litoral de SP
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Idosa é mantida como refém na Zona Noroeste, em Santos
Uma idosa de 73 anos foi feita refém por três criminosos dentro da própria casa em Santos, no litoral de São Paulo. A vítima chegou a ser agredida pelos bandidos, que fugiram levando cartões bancários e dois celulares. A Polícia Civil acredita que o crime foi premeditado.
Imagens de câmeras de monitoramento da rua, no bairro Castelo, mostram o trio chegando à residência por volta das 4h20 de terça-feira (13). No vídeo, é possível ver que os homens foram direto para a casa da mulher e pularam o muro para acessar o quintal. Eles permaneceram no local até que a vítima acordasse, às 9h, quando foi surpreendida e feita refém.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo apuração da TV Tribuna, afiliada da Globo, a idosa foi mantida refém por mais de cinco horas. Nesse período, os criminosos fizeram ameaças com uma faca e chegaram a agredir a cabeça da vítima várias vezes. Ela contou à equipe de reportagem que os homens se drogaram enquanto estavam dentro da casa.
Crime ocorreu no bairro Castelo, na Zona Noroeste de Santos (SP)
Reprodução
O trio ainda tentou realizar transferências bancárias, mas fugiu após a idosa gritar por socorro durante uma ligação feita ao banco. Eles levaram a faca usada nas ameaças, dois celulares e cartões bancários.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como roubo no 5º Distrito Policial de Santos. A perícia esteve no imóvel para colher vestígios e a polícia analisa as imagens das câmeras para tentar identificar os envolvidos.
Crime premeditado
O delegado assistente Milson Calves Neto, em entrevista à TV Tribuna, afirmou que os criminosos já tinham conhecimento da vida financeira da vítima, o que reforça a suspeita de que o crime foi premeditado.
Segundo ele, a equipe trabalha com algumas linhas de investigação a partir das conversas com a idosa. Um dos pontos de partida será o rastreamento dos itens levados pelos criminosos.
Criminosos fugiram após vítima pedir socorro em Santos (SP)
Reprodução/TV Tribuna
“Dá para perceber que se tratam de pessoas que já tinham conhecimento acerca da vida financeira da vítima, até porque sabiam o que procuravam e sabiam em contas bancárias a procurar”, disse Calves Neto.
Ainda segundo a TV Tribuna, a vítima ficou muito abalada com o crime. Desde o ocorrido, ela sente medo, não tem dormido em casa e pretende se mudar por segurança.