Homem cai em poço de elevador em prédio em construção na Zona Sul de SP
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Acidente foi registrado na rua João de Lacerda Soares, no Itaim Bibi, nesta quarta-feira (2). Vítima foi resgatada com ferimentos graves pelos bombeiros e helicóptero Águia, da PM. Homem é resgatado com ferimentos graves após cair em poço de elevador em prédio de construção na Zona Sul
Rayane Macedo/g1
Um homem de 27 anos ficou gravemente ferido após cair em um poço de elevador em um prédio em construção na rua João de Lacerda Soares, Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (2).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o acidente ocorreu durante a instalação do equipamento em um condomínio residencial.
Uma testemunha que trabalhava com o jovem informou que ele solicitou uma chave e foi orientado a subir até o segundo andar, mas acabou se posicionando entre o elevador e o chamado "andar morto".
Sem perceber sua localização, o colega acionou o elevador, que começou a subir. O trabalhador ficou preso e gritou por socorro antes de cair no poço.
Homem é resgatado com ferimentos graves após cair em poço de elevador em prédio de construção na Zona Sul
Rayane Macedo/g1
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram os primeiros socorros. A vítima foi resgatada e levada ao Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia, da PM.
O caso foi registrado como autolesão e descumprimento de normas de segurança e higiene no 27º Distrito Policial (Campo Belo), que requisitou perícia.
Em nota, a construtora Benx informou que o homem ferido é montador de uma empresa terceirizada, que presta serviço para a TK Elevator, em uma das suas obras.
"O profissional foi prontamente atendido pelos serviços de emergência e está recebendo os cuidados necessários. A empresa acompanha de perto a evolução do quadro clínico e se solidariza com a vítima, sua família, demais funcionários, e está em contato com os envolvidos para oferecer todo o suporte necessário", afirmou.
Homem ficou gravemente ferido após cair em poço de elevador em prédio em construção em SP
Rayane Macedo/g1
Mortes de operários da construção civil
O número de operários do setor da construção civil no estado de São Paulo que morreram no trabalho aumentou nos últimos anos. Em 2023, foram registrados 10.725 acidentes, que ocasionaram 52 mortes. Em 2024, as ocorrências saltaram para 11.987, com 57 óbitos.
Em 2025, só nos quatro primeiros meses, já são 4.010 acidentes com 15 mortes. Em 19 de maio deste ano, a queda de um elevador de carga deixou três operários mortos na obra de um condomínio residencial no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu na altura do km 18,5 da Rodovia Raposo Tavares.
Os dados são de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) na plataforma do governo federal eSocial, registro oficial de acidente ou doença ocupacional ocorrido com um trabalhador feito pelo empregador (veja abaixo).
O documento apresenta dados de CATs no setor da construção civil no estado de São Paulo com base nos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais comuns do setor.
Como funciona uma elevador cremalheira
Arte/G1
As atividades com mais acidentes e, consequentemente, mortes são construção de edifícios, incorporação de empreendimentos imobiliários e serviços de engenharia. Veja:
Construção de edifícios: 2.301 acidentes e 8 mortes em 2023; em 2024, foram 2.590 acidentes e 12 óbitos.
Incorporação de empreendimentos imobiliários: 2.196 acidentes e 9 mortes em 2023; em 2024, foram 2.573 acidentes e 10 óbitos.
Serviços de engenharia: 916 acidentes e 3 mortes em 2023; em 2024, foram 998 acidentes e 7 óbitos.
Dados de CATs no setor da construção civil no estado de São Paulo com base nos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais comuns do setor
Reprodução / eSocial