Festival de Cinema Italiano chega a Sorocaba com sessões gratuitas no Cine-Vagão
03/11/2025
(Foto: Reprodução) Sorocaba (SP) recebe, a partir de 4 de novembro, o 20º Festival de Cinema Italiano, com sessões gratuitas às terças-feiras no Cine-Vagão
Divulgação / MPF-Sorocabana
Sorocaba (SP) recebe, a partir de 4 de novembro, o 20º Festival de Cinema Italiano, com sessões gratuitas às terças-feiras no Cine-Vagão. Serão exibidos quatro filmes ao longo do mês.
As exibições começam às 19h30, perto da Fábrica Santa Maria, na esquina das ruas Newton Prado e Moreira Salles, no bairro Vila Hortência. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local uma hora antes de cada sessão. Todos os filmes tem classificação etária de 14 anos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O festival acontece dentro de um vagão histórico de passageiros, construído em 1951 para a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). O espaço foi adaptado como sala de cinema e resgata a memória ferroviária da cidade, ao mesmo tempo em que celebra o cinema italiano.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult) e outras entidades culturais.
Programação
Dia 4/11: Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicleta), 1948
Drama, 1h29min. Direção: Vittorio De Sica
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos do neorrealismo italiano, o filme retrata a dura realidade da Itália no pós-guerra, explorando temas como pobreza, dignidade e sobrevivência. Acompanhamos Antonio, um pai desempregado que finalmente consegue um trabalho colando cartazes, mas depende de sua bicicleta para trabalhar. Quando sua bicicleta é roubada, ele e seu filho pequeno percorrem Roma em uma busca desesperada para recuperá-la. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell.
Dia 11/11 - Speriamo che sia femmina (Tomara Que Seja Mulher), 1986
Drama/Comédia, 2h. Direção: Mario Monicelli
Sinopse: Em uma fazenda na Toscana, Elena vive separada do marido Leonardo, um homem desinteressado e ausente, mais preocupado com a amante Lolli do que com a esposa ou as filhas, Franca e Malvina. Ao lado da irmã Claudia e da empregada Fosca, Elena forma um universo essencialmente feminino, onde o único homem presente é um tio idoso e senil que passa os dias tricotando. Esse equilíbrio delicado é abalado por uma série de crises, revelando a força e a união dessas mulheres diante das adversidades. Com Liv Ullmann, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Philippe Noiret e Giuliano Gemma.
18/11 - La Cena (O Jantar), 1998
Drama/Comédia, 2h06min. Direção: Ettore Scola
Sinopse: Em uma noite movimentada em um restaurante italiano, diferentes grupos de clientes — casais, famílias, jovens e idosos, turistas e frequentadores habituais — compartilham suas histórias ao longo do jantar. Sob o olhar atento e acolhedor da anfitriã Flora, o salão se transforma em um palco de confissões, reencontros, desentendimentos e celebrações. A câmera circula livremente entre as mesas, a cozinha e os bastidores, revelando tanto os dilemas dos clientes quanto as pequenas intrigas e aspirações da equipe do restaurante. Com Vittorio Gassman, Fanny Ardant, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli e Antonio Catania.
Dia 25/11 - Hey Joe (Hey Joe), 2024
Drama, 1h57min. Direção: Claudio Giovannesi
Sinopse: New Jersey, Estados Unidos. Dean Barry, um veterano americano que teve uma relação com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à Itália, a Nápoles, no início dos anos 1970, para conhecer seu filho. Dean deseja recuperar os vinte e cinco anos de ausência, mas seu filho já é um homem criado na criminalidade, adotado por um chefão do contrabando, e não demonstra qualquer interesse pelo pai americano. Com James Franco, Francesco Di Napoli, Giulia Ercolini, Aniello Arena.
Cinema montado dentro de vagão de trem exibe filmes clássicos em Sorocaba
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM