Esquerdogata: Justiça autoriza exame de sanidade mental em influencer que ofendeu PMs em Ribeirão Preto, SP
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Justiça autoriza exame de sanidade mental da influenciadora Esquerdogata
A Justiça autorizou a realização de um exame de sanidade mental na influenciadora Aline Bardy Dutra, mais conhecida como "Esquerdogata", investigada por injúria racial contra policiais militares durante uma abordagem em Ribeirão Preto (SP), em outubro.
A decisão atende a um pedido da própria defesa de Aline, que sustenta a tese de que a investigada pode ter agido sob efeito de consumo de bebida alcoólica associado ao uso de medicação controlada.
Ao acatar o pedido, a Justiça levou em consideração um parecer do Ministério Público, que definiu alguns quesitos que precisam ser respondidos. Entre eles, o laudo deve concluir se, na data dos fatos, a influencer agiu por algum tipo de doença mental e se era incapaz de entender a ilegalidade dos fatos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A avaliação deve ser feita pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). A data não foi definida.
A influenciadora Aline Bardy Dutra, de Ribeirão Preto (SP), conhecida como Esquerdogata
Redes sociais
Em nota, a defesa de Aline informou que o objetivo do pedido é assegurar a correta apuração dos fatos. Além disso, reiterou que, independentemente do que houve, a influencer quer se retratar publicamente pela hostilidade com a qual tratou os policiais envolvidos na ocorrência.
Segundo os advogados, a influenciadora atualmente se encontra internada para um tratamento contra o alcoolismo.
'Esquerdogata' e o caso de injúria racial
Segundo boletim de ocorrência, durante uma fiscalização de trânsito na Rua Florêncio de Abreu, em 25 de outubro, Aline aproximou-se dos agentes questionando uma abordagem e filmando a ação.
O registro cita que, durante a explicação dos policiais, a influenciadora interrompeu-os e começou a dizer que o procedimento era realizado por conta da cor preta do abordado.
LEIA TAMBÉM
Esquerdogata: moradores do Quintino pedem retratação de influencer por citação pejorativa a bairro de Ribeirão Preto
Esquerdogata: quem é a influenciadora presa por xingar PMs em Ribeirão Preto, SP
Influenciadora Esquerdogata é presa após xingar e ofender PMs em Ribeirão Preto: 'Fascistinha'; VÍDEO
'Esquerdogata': influencer presa por xingar PMs vendia rifas sem autorização nas redes sociais, diz MP
Depois, a influenciadora se exaltou e começou a xingar a equipe. Por conta disso, ela foi colocada na viatura e algemada, mas ainda assim continuou com as ofensas, como mostram os vídeos.
Influenciadora Esquerdogata xinga e ofende PMs em Ribeirão Preto
"Onde você nasceu? No Quintino [bairro de Ribeirão Preto], né? Acha que você é Deus? Síndrome do pequeno poder. Você não tem conceito de classe", diz Aline em um dos trechos.
Em seguida, a influenciadora começa a bater no vidro da viatura e continua ofendendo os policiais. "Falou o fascistinha. Chegou o fascistinha. O fascistinha que pega marmita na rua, né? Milícia."
Ao chegar à delegacia, Aline relata estar embriagada, profere novos xingamentos e zomba dos agentes.
Por conta disso, na Polícia Civil, Aline responde por desacato, resistência e injúria racial. Devido à repercussão das ofensas, ela perdeu milhares de seguidores. Além disso, moradores do bairro mencionado por ela no vídeo pediram uma retratação pública.
A influenciadora Aline Bardy Dutra é conhecida como Esquerdogata nas redes sociais Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Instagram
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca