Em formatura de GCMs, Nunes bate palmas e canta com agentes: 'gás de pimenta na cara dos vagabundos'
23/01/2025
O evento aconteceu no Vale do Anhangabaú, no Centro da capital, na terça-feira (21). Procurada, a Prefeitura de São Paulo disse que não irá se manifestar. Nunes bate palmas e canta com policiais 'gás de pimenta na cara dos vagabundos'
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi filmado cantando "gás de pimenta na cara dos vagabundos" ao lado de um grupo de GCMs (guardas civis metropolitanos) durante a cerimônia de formatura de 500 agentes de segurança. O evento aconteceu no Vale do Anhangabaú, no Centro da capital, na terça-feira (21).
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver uma roda de guardas civis batendo palmas e cantando a música. No centro, Nunes aparece sorrindo, batendo palma e acompanhando alguns trechos do coro.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O prefeito também estava acompanhado do vice Coronel Mello Araújo (PL), ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), e do novo secretário da Segurança Urbana, Orlando Morando (sem partido).
"Terminou a cerimônia e fui cumprimentar os novos GCMs como faço em todas as cerimônias de formatura, e estavam cantando", afirmou Nunes. "Poderia ter um destaque do meu discurso onde eu ressaltei que o Smart Sampa identificou e foram presos pela GCM 500 foragidos da Justiça sem dar um único tiro", criticou o prefeito.
Prefeito Ricardo Nunes canta 'gás de pimenta na cara de vagabundo' durante formatura de GCMs
Reprodução/Redes sociais
Repercussão
Ao g1, a vereadora Luna Zarattini (PT) classificou a situação como absurda já que a música reforça as ações truculentas e violentas da corporação.
"Nós não acreditamos que é esse tipo de segurança urbana que a gente precisa para a cidade de São Paulo, inclusive uma cidade que tem altos índices de criminalidade, de insegurança. A gente precisa levar muito a sério essa pauta, vide todo o assunto em relação à segurança pública no estado e também na cidade", afirmou Zarattini.
A parlamentar também vai entrar com um ofício para a Secretaria de Segurança Urbana questionando a formação dos guardas civis.
"É preciso que a gente busque reforçar uma formação que garanta os direitos humanos, a democracia, e que garanta uma cidade realmente socialmente justa e igual para todos".