Com novos obstáculos e pintura, skatistas e moradores se unem para reformar pista em Itapetininga: 'Espaço que transforma realidades'
19/07/2025
(Foto: Reprodução) Moradores se unem para reformar pista em Itapetininga
Após quase dois meses de trabalho em equipe, a pista de skate de Itapetininga (SP) foi reinaugurada nesta sexta-feira (18). O local passou por reforma, com direito a pintura e reparos na pista, graças a um projeto idealizado pelos skatistas da Vila Barth.
Ao g1, Garcia Rodrigues, skatista profissional e organizador do projeto, afirmou que a pista existe há mais de 10 anos e, desde o início, foram os moradores que se organizaram para transformar um espaço abandonado em um ambiente de convivência, cultura urbana e transformação social.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
“Hoje, a pista é referência não apenas no esporte, mas também como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para crianças, jovens e famílias da cidade. A reforma mais recente da pista foi feita em três etapas, num período de cerca de dois meses”, destacou.
Segundo Garcia, a reforma foi um trabalho coletivo envolvendo a comunidade de skatistas, a Secretaria de Esportes, empresas privadas e parceiros. “A reforma trouxe várias melhorias importantes: correção de rachaduras, reconstrução de obstáculos, nova pintura e ajustes no piso para garantir mais segurança", explica.
Pista de skate é reformada pela comunidade em Itapetininga
Initial plugin text
Revitalização do espaço
Na primeira etapa, realizada com o apoio da Secretaria de Esportes, foi construído o muro de arrimo, a cobertura da arquibancada e o projeto para um bebedouro de água gelada, que será instalado em breve. O material para a construção dos novos obstáculos e para a recuperação do piso oi fornecido pela prefeitura.
“Na segunda etapa, nós, skatistas, colocamos a mão na massa para construir quatro novos obstáculos, reformar o piso e arrumar o alambrado. Na etapa final, a empresa contratada pela prefeitura finalizou a pintura e instalou a nova iluminação”, continuou.
O trabalho foi realizado a partir de uma emenda da prefeitura, mas o valor gasto na obra foi bem maior do que o previsto no projeto, segundo o organizador. "Passamos as necessidades que tínhamos para eles (administração) e eles encaixaram para que desse no orçamento da emenda, mas como a necessidade era maior, nos unimos para fazer a parte que não deu para colocar" .
A reforma foi realizada com o apoio da comunidade, empresários e da prefeitura de Itapetininga
Garcia Rodrigues/Arquivo pessoal
Pista de skate é reformada pela comunidade em Itapetininga
Vinícius Freitas/Reprodução
‘O amor transforma’
A nova estrutura, agora revitalizada, afeta positivamente a comunidade, afirmou Garcia. "Isso tem um impacto direto na autoestima da comunidade, especialmente das crianças e adolescentes que frequentam o local”, diz.
“O que nos motivou (a realizar a obra) foi a certeza de que esse espaço salva vidas e transforma realidades. O skate é uma ferramenta poderosa de transformação social — e essa pista é o ponto de partida de muitas histórias que inspiram”, afirma.
A filha de Garcia, Isabelly Ávila, por exemplo, começou a praticar skate na pista da Vila Barth e, atualmente, faz parte da Seleção Brasileira de Skate. “Vários outros skatistas da nossa cidade têm se dedicado, representado Itapetininga em campeonatos e servido de inspiração para as novas gerações”, continuou.
A revitalização da pista foi realizada pensando em garantir que a trajetória do esporte continue, segundo o organizador. "É um espaço que precisa oferecer dignidade, segurança e estrutura para treinar, conviver, aprender e sonhar. Sabemos que aqui se constroem não só atletas, mas também cidadãos conscientes, criativos e engajados".
O local está disponível a todos os moradores e atletas que queiram aproveitar do espaço de maneira consciente. Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil na rede social.
Imagem de como era a pista de skate antes da reforma que durou dois meses
Vinícius Freitas/Reprodução
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM