Ciclovia cede, cai dentro de córrego e é interditada após fortes chuvas em Dumont, SP
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Cratera se abre em trecho de ciclovia em Dumont, SP
Uma parte da ciclovia da Avenida 21 de Março, no Centro de Dumont (SP), foi interditada após um desabamento em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade. O trecho cedeu e caiu dentro do córrego no último sábado (13), danificando a estrutura e impedindo a passagem de ciclistas e pedestres.
A área é considerada de grande movimento, com comércio, residências e uma escola nas proximidades.
No início deste ano, um buraco surgiu no asfalto da ciclovia no mesmo ponto. Com o avanço das chuvas, o dano aumentou e se transformou em uma cratera. Apesar do problema ter sido resolvido à época, não houve uma obra de reforço em toda a estrutura, segundo relatos de moradores.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com o chefe da Defesa Civil de Dumont, Ronaldo Vaniel Máximo, o volume de chuva registrado na última semana agravou um problema antigo da estrutura.
“No dia 12, sexta-feira, tivemos uma chuva de 76 milímetros em cerca de 2 horas, o que foi agravando esse problema. É uma situação que, em janeiro, foi resolvida da melhor forma possível, mas a tubulação é antiga, está desgastada pelo tempo e é onde ocorre a infiltração”, explicou.
Parte da ciclovia da Avenida 21 de Março, no centro de Dumont (SP), desabou no último sábado (13) após as fortes chuvas que atingiram a cidade
Reprodução EPTV
Ainda segundo ele, equipes estão no local tentando conter os danos.
“Em outros trechos já tivemos problemas semelhantes, todos relacionados à tubulação. A Defesa Civil está preservando a área. As pessoas podem passar pelos desvios, mas o trecho afetado segue interditado”, afirmou.
Ronaldo também destacou que o trabalho é prejudicado pelas condições climáticas e por isso não há uma programação para terminar o reparo da ciclovia.
“A chuva atrapalha bastante, porque não deixa a gente trabalhar. Estamos com máquinas tentando amenizar e sanar o problema, que não é simples de resolver. Começamos o trabalho, mas ainda não há uma programação para o término por causa do tempo”, disse.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Dumont e aguarda posicionamento.
LEIA TAMBÉM
Ponte cai, avenida desmorona e cratera 'engole' rua durante fortes chuvas na região de Ribeirão Preto
Buraco gigante em rua de São Joaquim da Barra, SP, aumenta e segue prejudicando moradores
Chuva alaga rodovia de acesso, acostamento e parte da Anhanguera no interior de SP; VÍDEO
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Dumont informou que equipes técnicas já estiveram no local para avaliação preliminar e adoção das providências necessárias, incluindo o isolamento da área a fim de garantir a segurança de pedestres e usuários da via.
Segundo a prefeitura, o caso segue sendo acompanhado pelos setores responsáveis, que irão definir as medidas corretivas adequadas, conforme avaliação técnica.
A administração municipal também pediu a compreensão da população ao reforçar que essas situações podem ocorrer em períodos de instabilidade climática.
🌧️Chuvas causam estragos em outras cidades da região
Por causa das intensas chuvas registradas na região de Ribeirão Preto (SP), este não foi o único estrago provocado pelo mau tempo no fim de semana.
Em Barrinha (SP), uma ponte sobre o Córrego Jatobá, na Avenida Júlio Marcari, desabou e impossibilitou o trânsito entre a Vila Recreio e o Centro. Segundo a Defesa Civil, a estrutura já apresentava riscos e estava interditada desde novembro, mas acabou cedendo com a força da água.
A prefeitura informou que vai retirar o material que caiu e estabilizar o solo, mas não deu prazo para a reconstrução da ponte.
Ponte desaba em Barrinha após forte chuva e deixa região isolada
Já em Barretos (SP), parte da Avenida Sete desmoronou após a queda de um muro de contenção. O local foi isolado e novas rachaduras no asfalto indicam risco de mais deslizamentos.
“Existe essa preocupação, até porque estamos no verão e temos sempre pancadas de chuva no fim da tarde. O solo já estava encharcado e tivemos um volume alto de aproximadamente 70 milímetros em duas horas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Maia.
O setor de engenharia da prefeitura foi acionado para investigar as causas do problema.
Chuva derruba muro de contenção em avenida de Barretos, SP
Em São Joaquim da Barra (SP), a Rua Manoel Damásio Ribeiro, no bairro Lapa Nova, teve a situação agravada. A cratera que surgiu no fim de novembro aumentou com as chuvas do fim de semana e avançou sobre o subsolo das calçadas, gerando preocupação entre os moradores.
Segundo relatos de moradores, a Prefeitura chegou a iniciar obras no local, mas os trabalhos foram interrompidos por causa das chuvas e a enxurrada agrava o problema.
Buraco gigante em rua de São Joaquim da Barra, SP, aumenta e segue prejudicando moradores
Apesar dos estragos registrados em diferentes cidades da região, não houve relatos de pessoas feridas.
A Defesa Civil segue em alerta por causa da previsão de novos temporais nos próximos dias.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região