Bragança inaugura sede do Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama
20/12/2024
O Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama é um importante espaço de formação e informação socioambiental. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (20/12) a entrega da nova sede do Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama, localizada na Estação Ferroviária do Curitibanos, na Estrada Aurélio Frias Fernandes, s/n – próximo à Santher. A antiga sede funcionava na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Jardim Público.
O Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama é um importante espaço de formação e informação socioambiental. Por meio de suas ações, promove o exercício da cidadania em questões ambientais, oferecendo recursos, articulando parcerias entre as secretarias municipais e desenvolvendo atividades em diversas linhas de ação. Dessa forma, busca sensibilizar a coletividade para a importância da preservação ambiental.
Cabe ao Centro promover o desenvolvimento, a articulação e o fortalecimento das práticas educativas previstas no ProMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental) em suas respectivas linhas de ação. Através da reflexão, avaliação e monitoramento dessas práticas, o objetivo é promover um município que alie desenvolvimento econômico e social à preservação ambiental.
O Centro promove palestras, oficinas, visitas monitoradas e projetos interativos que estimulam práticas sustentáveis e a construção coletiva de soluções para os desafios ambientais locais e globais.
Instalado agora na histórica Estação Ferroviária do Curitibanos, o Centro combina memória cultural e inovação ambiental, servindo como um símbolo de integração entre o patrimônio histórico e a preservação ecológica. A Estação do Curitibanos faz parte da Estrada de Ferro Bragantina (EFB) e está localizada à beira da Rodovia Capitão Bardoíno (SP-008). A estação foi totalmente restaurada e entregue à população bragantina em julho deste ano.
A nova sede permitirá a ampliação das atividades desenvolvidas e reforça o compromisso de Bragança Paulista com um futuro mais sustentável e consciente.