Alunos da PUC-Campinas recebem e-mails falsos com cobrança de mensalidade
22/12/2025
(Foto: Reprodução) PUC-Campinas oferece mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas de atuação – Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) receberam, em e-mails estudantis, cobranças de mensalidade em atraso na noite do último domingo (21). A universidade informou que não disparou as mensagens e que trata-se de tentativa de golpe.
O e-mail, que usou um logo da universidade, cobrava o pagamento de R$ 3.482, valor que deveria ser quitado no mesmo dia. Caso contrário, o processo seria encaminhado ao departamento jurídico.
Além disso, o e-mail estava assinado com nomes de duas pessoas ligadas à faculdade. Logo abaixo, havia duas opções de pagamento via Pix e mensagens padronizadas sobre retorno entre dois a três dias. Também constava um e-mail falso para contato com o setor financeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
O g1 apurou que a chave de pagamento estava vinculada ao CNPJ de uma empresa aberta há 27 dias, Mesmo com um mês de atividade, o nome da empresa já foi alvo de reclamações no site Reclame Aqui. As denúncias apontam para a prática do golpe "Pix em dobro".
🔎 O “Pix em Dobro” é um esquema fraudulento no qual a vítima envia uma quantia de dinheiro acreditando que receberá o dobro em retorno, o que nunca acontece.
A chave de pagamento estava vinculada a um CNPJ de uma empresa aberta há somente 27 dias, e já alvo de reclamações em sites sobre golpes
Arquivo Pessoal
O que diz a PUC-Campinas
Em nota, a PUC-Campinas confirmou que o e-mail é fraudulento e simula cobranças financeiras em nome da universidade.
A instituição reforçou que essas mensagens não foram enviadas pela PUC e contêm informações falsas, incluindo:
Endereços de e-mail que não pertencem à Universidade
Solicitação de pagamento por Pix ou transferência fora dos canais oficiais
Ameaça de encaminhamento ao departamento jurídico
Além disso, a PUC orientou que os estudantes não realizem pagamentos com base nesse e-mail, não respondam à mensagem, não cliquem em links e nem envie comprovantes.
A faculdade informou que não solicita pagamentos por e-mails com domínios externos e que não utiliza esse tipo de abordagem para cobrança. Os pagamentos, segundo a instituição, só podem ser realizados pelo Portal do Aluno e pelos canais oficiais disponíveis no site institucional.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campina