Hospitais municipais de SP passam a receber complemento da Tabela SUS Paulista
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Hospitais e entidades municipais de SP passam a receber complemento da Tabela SUS Paulista
O governo de São Paulo anunciou a ampliação da Tabela SUS Paulista, programa criado em 2023 para complementar os repasses federais do Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o benefício era destinado apenas a hospitais filantrópicos. Agora, hospitais municipais também serão contemplados.
O programa prevê o pagamento de valores adicionais para internações e cirurgias de média e alta complexidade. Em alguns casos, o repasse pode chegar a até cinco vezes o valor da tabela nacional do SUS.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, o objetivo é reduzir o tempo de espera para procedimentos, que ainda é considerado alto.
“O estado de São Paulo fazia 720 mil cirurgias eletivas por ano. No primeiro ano [do governo Tarcísio], passamos para 1 milhão. No segundo ano, para 1,2 milhão. Queremos chegar a 1,4 milhão", afirmou.
O decreto que oficializa a ampliação da tabela deve ser publicado ainda este mês. Após a publicação, cada município precisará solicitar participação no programa, registrar a produção hospitalar e disponibilizar leitos para a regulação estadual.
Atualmente, 8 mil leitos do estado são gerenciados pelos municípios, sendo mais de mil leitos de UTI.
Leito de UTI para atendimento a pacientes graves do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Divulgação/Governo de SP
Desde o início do programa, 800 hospitais já receberam repasses da Saúde estadual, totalizando mais de R$ 6,7 bilhões entre janeiro de 2024 e junho de 2025. A primeira fase contemplou apenas hospitais filantrópicos paulistas.
No ABC Paulista, a ampliação vai beneficiar hospitais municipais, como o Hospital da Mulher de Santo André e o Centro Hospitalar Municipal, que atendem cerca de 750 mil habitantes da cidade.
A expectativa é que os hospitais comecem a receber a verba adicional entre outubro e novembro deste ano.