Exame realizado no Hospital de Amor de Barretos analisa pulmão em 10 segundos e identifica câncer em estágio inicial
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Exame nos Hospital de Amor de Barretos identifica câncer de pulmão em estágios iniciais
Uma tecnologia desenvolvida pelo Hospital de Amor de Barretos (SP) permite analisar o pulmão de forma rápida e precisa em dez segundos e indicar a presença de tumores.
O procedimento é uma tomografia de baixa dose e o radiologista avalia as imagens em tempo real. O laudo detalhado é entregue em até 15 dias.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
Desde 2019, quando a tecnologia foi desenvolvida, o Hospital de Amor já realizou mais de 1,6 mil exames de rastreamento de câncer de pulmão e mais de 30 pacientes tiveram a doença detectada em fase inicial, quando o tratamento tem maiores chances de sucesso.
A iniciativa é voltada a pessoas de 50 a 80 anos que fumam ou já fumaram, após uma triagem médica. Pacientes diagnosticados com alterações recebem acompanhamento anual.
LEIA TAMBÉM
Ana Castela surpreende crianças do Hospital de Amor na inauguração de brinquedoteca
Hospital de Barretos testa ferramenta com IA para facilitar diagnóstico do câncer infantil
Sertanejos famosos doam milhões ao Hospital de Amor; parceria começou com Xuxa e Gugu
Segundo Fabiana Vazquez, pesquisadora em oncologia e prevenção do câncer no Hospital de Amor, a prevenção é o foco principal do programa.
“Mais de 90% dos pacientes que chegam com câncer de pulmão aqui são fumantes ou ex-fumantes. Identificar a doença antes do aparecimento de sintomas aumenta muito a chance de cura. Muitas vezes, apenas a cirurgia é suficiente".
Exame rápido realizado no Hospital de Amor de Barretos identifica câncer de pulmão em estágio inicial
Valdinei Malaguti | EPTV
O hospital enfatiza que o rastreamento não substitui consultas regulares, mas é uma ferramenta importante para prevenir o avanço da doença, principalmente em pessoas com histórico de tabagismo.
Diagnóstico precoce que salva vidas
Alice de Fátima Rodrigues, 51 anos, começou a fumar aos 17 e só conseguiu abandonar o vício há quatro anos. No ano passado, durante um exame preventivo no Hospital de Amor, recebeu o diagnóstico de um nódulo de 2 centímetros no pulmão esquerdo.
“Foi um choque imenso. Você fica imaginando 'será que vou conseguir? Será que meu caso vai ter salvação?'”, conta.
Mesmo sem sintomas, o rastreamento precoce permitiu que ela passasse por cirurgia logo no início deste ano. Hoje, Alice se adapta a viver com apenas um dos pulmões e relata melhora significativa na disposição e na qualidade de vida.
“O cansaço ainda existe, mas é menor do que quando fumava. Cada dia melhora mais. Agora é lutar para voltar à rotina de antes”.
Alice de Fátima Rodrigues recebeu o diagnóstico de um nódulo de 2 centímetros no pulmão esquerdo
Valdinei Malaguti | EPTV
Tabagismo e câncer de pulmão
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que mais de 80% dos casos estão associados ao consumo de cigarro.
Além disso, a doença é frequentemente diagnosticada em estágio avançado, quando as opções de tratamento são mais limitadas e a taxa de sobrevivência diminui.
O rastreamento realizado pelo Hospital de Amor busca reduzir esse impacto, permitindo a detecção precoce e aumentando a chance de cura.
Hospital de Amor de Barretos, SP, completa 60 anos em março de 2022
Divulgação/Hospital de Amor
O exame é indicado para fumantes ou ex-fumantes entre 50 e 80 anos, após triagem médica. O Hospital de Amor recebe pacientes de todo o país e, anualmente, atende cerca de 500 casos de câncer de pulmão em estágio avançado.
O atendimento é gratuito e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3321-6600, ramais 7010 ou 7080, ou pelo site oficial do Hospital.
Importância da prevenção
Referência nacional em oncologia, o Hospital de Amor desenvolve diversos programas de prevenção, incluindo rastreamento de câncer de pulmão, mama, próstata e colo do útero.
Fabiana Vazquez enfatiza que, quanto mais cedo a doença é detectada, maior a chance de tratamento bem-sucedido e recuperação total.
“A prevenção salva vidas. Identificar o câncer ainda sem sintomas e acompanhar o paciente anualmente é uma estratégia fundamental. Quando identificamos um nódulo pequeno em alguém sem sintomas, tratamos rapidamente e o paciente pode voltar a viver normalmente com a família, filhos e netos. Isso é extremamente gratificante".
Exame rápido em Barretos identifica câncer de pulmão em estágio inicial e aumenta chances de cura
Valdinei Malaguti | EPTV
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região