Defesa Civil alerta para tempestades severas na região de Ribeirão Preto
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Rajadas de vento podem chegar a 95 km/h na região de Ribeirão Preto
A Defesa Civil de São Paulo informou que a mudança no tempo para as cidades na região de Ribeirão Preto deve ocorrer a partir da noite desta sexta-feira (7).
Segundo o meteorologista William Minhoto, da Defesa Civil, o cenário de tempestades severas deve permanecer ao longo de todo o sábado (8). Pode haver granizo.
As rajadas podem chegar a 95 km/h e o volume de chuva esperado é de até 90 milímetros.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
As condições de pancadas de chuva forte junto com raios e vendavais serão influenciadas pela passagem de um ciclone extratropical na costa das regiões Sul e Sudeste do país.
"O ciclone extratropical é uma região onde a pressão do ar fica muito baixa, desde a superfície até em torno de 5 km de altitude. Essa queda da pressão muito acentuada facilita a formação de nuvens carregadas, e aí você cria também uma grande diferença da pressão atmosférica numa área pequena, gerando ventos fortes", explica a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Chuva durante o fim de semana de vestibular da Unesp 2026 em Ribeirão Preto
Érico Andrade/g1
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas de risco. O órgão atende pelo telefone 199 e o número do Corpo de Bombeiros é o 193.
"Se você mora perto de locais onde tem alguma cobertura que não está muito firme, às vezes essas telhas de amianto, elas podem realmente sair voando ou podem quebrar. E ao longo do dia, precisa ter atenção, por exemplo, aonde você vai estacionar o carro, porque você pode ter queda de árvores ou galhos grandes, e isso aí acaba caindo em cima do veículo", afirma Josélia.
Domingo de Enem
No domingo (9), a expectativa é de que haja apenas chuva isolada por causa do afastamento do ciclone da costa brasileira. As temperaturas devem se manter amenas.
No entanto, impactos da ventania do sábado, como queda de árvores e interrupção de fornecimento de energia, podem causar transtornos aos candidatos que farão a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"A gente tem uma situação excepcional no sábado, então, muitas vezes a gente tem problemas de queda de energia num dia, mas no dia seguinte ainda não foi resolvido", afirma Josélia.
A Defesa Civil do estado montou um gabinete de crise para atuar durante o fim de semana.
Veja como fica o tempo na região de Ribeirão Preto no fim de semana
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região