Após decreto de calamidade, governo de SP autoriza Mairinque a fazer captação emergencial de água
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Represa de Itupararanga, na região de Sorocaba
William Silva/Arquivo pessoal
O Governo de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (20), que Mairinque (SP) faça a captação de água em um ponto diferente do convencional. A cidade decretou situação de calamidade pública na quarta-feira (15), após por conta do baixo índice pluviométrico dos últimos 40 dias.
Segundo a SP Águas, a concessão é emergencial e acontecerá no Ribeirão do Setúbal, que fica a aproximadamente um quilômetro da Represa de Itupararanga. A captação acontecerá por um período de três meses, que pode ser prorrogado dependendo da necessidade.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A estiagem tem feito com que a cidade adote um sistema estratégico para garantir o abastecimento de água em todos os pontos do município. A operação, chamada "Cuidar das Águas", prevê medidas administrativas e assistenciais para enfrentar as dificuldades, com possibilidade de prorrogação.
O decreto foi assinado após relatório da concessionária Saneaqua Mairinque apontar um quadro de crise hídrica, com o volume de chuvas 40% inferior à média dos anos anteriores, além do baixo nível da Represa do Fiscal, a principal fonte de abastecimento da cidade.
O decreto também estabelece três níveis de acompanhamento de água sendo: atenção em 15%, alerta em 10% e emergência abaixo de 10% da capacidade dos reservatórios.
Bairros afetados e medidas emergenciais
Com represa quase seca, Mairinque decreta calamidade pública hídrica
Os bairros afetados pela estiagem, segundo a prefeitura, são: Centro, Sorocabana, São Camilo, São José, Reneville, Jardim Vitória, Jardim dos Ipês, Jardim Waldez, Jardim Cruzeiro, Cecap, Nova Mairinque, Lagoinha, Nova Esperança, Jardim Flora, CDHU, Chácara Flora, Roda da Carroça e Residencial Parque.
As medidas administrativas serão adotadas para garantir o fornecimento e a distribuição de água potável para os moradores, além de promover ações de prevenção e conscientização.
Entre as ações previstas estão a aquisição e instalação de equipamentos para captação e bombeamento de água; a locação de caminhões pipa e infraestrutura de apoio; a distribuição de kits de higiene e insumos de prevenção de doenças; campanhas educativas sobre o uso racional da água; monitoramento semanal dos mananciais e acompanhamento da capacidade dos reservatórios.
Todas as ações da operação estão sendo acompanhadas e realizadas pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura, com apoio de outras secretarias municipais, da Defesa Civil e da Saneaqua Mairinque.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM